Vai começar a Copa do Brasil de Rugby, unindo o rugby brasileiro de clubes

Nesse sábado, dia 17, Melina/Cuiabá (MT) e União Pernambucana (PE) duelam pela primeira semifinal da Copa do Brasil masculina de Rugby XV

 

Sábado é dia de pontapé inicial para a Copa do Brasil de Rugby, competição mata-mata da Brasil Rugby que ganhou cara nova em 2025. Criada em 2023 para colocar frente a frente os campeões estaduais e regionais do rugby XV masculino, a Copa do Brasil de 2025 passará a ter outro foco, reunindo somente os campeões das competições estaduais e regionais que não têm acesso ao Super 12, o Campeonato Brasileiro de Rugby. Com isso, estão na semifinal o Melina/Cuiabá, campeão do Centro Oeste; a União Pernambucana, campeã da Copa Nordeste; o Porto Seguro, campeão baiano; e o Nova Lima, campeão mineiro.

Na primeira semifinal, nesse dia 17, o Melina/Cuiabá receberá o União Pernambucana na capital matogrossense, enquanto a outra semifinal será no dia 28 de junho entre Porto Seguro e Nova Lima, na cidade baiana. Os vencedores duelarão na grande final da Copa do Brasil no dia 9 de agosto e o campeão desafiará o campeão do Super 12 em outubro pela nova Copa dos Campeões.

“Estamos entusiasmados por participar mais uma vez de uma semifinal de nível nacional. Enfrentar uma equipe de outra região é sempre um grande desafio, uma grande oportunidade de aprender e ter mais experiência. Esperamos um jogo duro e equilibrado dentro das quatro linhas”, falou Rodolfo Silva, capitão do União Pernambucana, que alcançou a semifinal do ano passado.

O treinador do Melina/Cuiabá, Filipe Bicudo, também analisou o desafio. “A expectativa do Melina para esta Copa do Brasil é a melhor possível. Estamos extremamente felizes em poder fazer parte de mais uma edição desta competição. No último ano, acabamos sendo derrotados pela equipe do Niterói nesta mesma fase do campeonato, o que nos deu a oportunidade de refletir sobre o que precisávamos melhorar e implementar. Desde o ano passado, tivemos um aumento em nosso nível de jogo pelas experiências proporcionadas e pelos desafios enfrentados, e houve um amadurecimento da equipe, que hoje está mais habituada à pressão competitiva. Esperamos propor um jogo duro desafiador à equipe adversária, da mesma maneira que esperamos forte resistência por parte deles. Esperamos também que este jogo seja um belo espetáculo para os torcedores e amantes de rugby e desejamos aos adversários uma boa viagem e um bom jogo”.

Será o primeiro embate entre os dois times na competição e a entrada no CT do Melina é gratuita. Em 2024, o Melina/Cuiabá foi superado na fase de quartas de final, pelo Niterói, campeão fluminense, que agora não estará presente. Para todos os participantes da edição de 2025, o título será inédito, aproveitando o fato dos clubes paulistas, fluminenses, paranaenses, catarinense e gaúchos não participarem neste ano.

“O intuito da mudança foi de promover mais as equipes de fora do Sul e Sudeste. Queremos seguir dando espaço para Norte, Nordeste e Centro-Oeste e esta competição é pensada nessas regiões. Nesse sábado, teremos o campeão da Copa Centro-Oeste, que também contou com clubes do Norte, desafiando o campeão da Copa Nordeste. É um momento muito positivo que estimula clubes de todas as regiões a se desenvolverem”, comentou Renato Occhionero, diretor de Torneios de Desenvolvimento da Brasil Rugby. “Os melhores clubes de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul já estão envolvidos no Super 12. Por isso, a Copa do Brasil não era o foco. Porém, não queremos perder essa chance de oferecer mais uma oportunidade de título nacional para tais clubes e, assim, decidimos pela criação da Copa dos Campeões, que também oferecerá a Melina, União Pernambucana, Porto Seguro ou Nova Lima o direito e oportunidade de desafiarem um clube forte do Sul ou Sudeste, contribuindo com a integração do rugby nacional”, complementou.

O campeão de 2023 foi a Poli, de São Paulo, enquanto em 2024 o título ficou com os gaúchos do Farrapos.

 

Copa do Brasil Masculina

17/05 – 16h00 (hora local) | 17h00 (hora de Brasília)

Melina/Cuiabá x União Pernambucana

Árbitro: Paulo Arruda

Local: CT Melina – Cuiabá, MT


Tabela

DiaHorário (Brasília)LocalEquipePlacarvsPlacarPlacarFaseSúmula
17/05/202517:00 (16:00 hora local)CT Melina - Cuiabá, MTMelina/CuiabáXUnião PernambucanaSemifinal
28/06/202515:00Estádio Valdívio Costa - Porto Seguro, BAPorto SeguroXNova LimaSemifinal
09/08/2025XFinal

 

Foto: @fotografia_ajose